Apresentação

A Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH) congrega estudantes, pesquisadores/as e ativistas sociais e se constitui juridicamente como uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar e realizar intercâmbios e pesquisas sobre a diversidade sexual e de gênero.

Entre 1999 e 2001, o Prof. Dr. Mario César Lugarinho (Universidade Federal Fluminense- UFF) e José Carlos Barcellos (Universidade Federal Fluminense- UFF), organizaram, em Niterói/RJ, três encontros científicos anuais em torno do tema “Literatura e Homoerotismo”, a partir dos quais, em 2001, resultaram na fundação da ABEH. Os encontros de Niterói congregaram cerca de 70 pesquisadores/as doutores/as, brasileiros/as e estrangeiros/as, com o objetivo de promover e difundir os estudos e pesquisas sobre gênero, sexualidade e, sobretudo, homossexualidade.

A tendência que se seguiu nos congressos e encontros promovidos pela ABEH ampliou-se e já não limitava-se a incentivar os estudos sobre gênero, homossexualidade e mais amplamente a sexualidades em todos os campos de conhecimento, mas de propor intercâmbios de ideias. Isso se transformou em realidade, na medida em que os congressos reuniram importantes vozes numa multiplicidade de tons e linguagens, fazendo apostas positivas a respeito das homoculturas nas Ciências e nas Humanidades. Pesquisadores começaram a ocupar diversos lugares discursivos, considerando as reflexões desenvolvidas nos últimos biênios do congresso.

Na V edição do congresso da ABEH, realizado na Cidade de Natal/RN, o seu nome foi alterado, por decisão da assembleia geral, passando a se chamar Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero..

Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH)

Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH)
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB
NPGS - Núcleo de Políticas de Gênero e Sexualidades.
Avenida da Abolição, Nº 03, Centro
Campus da Liberdade
Redenção/CE - CEP: 62790-000
Contato:(88) 992117376 – luma.andrade@unilab.edu.br