Congressos

I Congresso da ABEH – “Homocultura e Cidadania”, UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), em 2002, sob a presidência do Prof. Dr. Deneval Siqueira, da Área de Literatura Brasileira e Teoria Literária;

II Congresso da ABEH – “Imagem e diversidade sexual” – UnB (Universidade de Brasília), em 2004, sob a presidência do Prof. Dr. Denílson Lopes, da área de Comunicação Social/Cinema. Esse foi a primeira edição com caráter internacional e contou com a presença de Thomas Waugh (Concordia Universiy, Canadá) e James Green (Brown University, EUA). Essa edição também marca a grande abertura temática da ABEH, até então ainda significativamente marcada com os estudos sobre a literatura. Cerca de 300 pessoas participaram desse congresso, sendo 163 deles apresentando os seus trabalhos.

III Congresso da ABEH – “Discursos da diversidade sexual: lugares, saberes, linguagens”, UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em 2006, sob a presidência do Prof. Dr. Bruno Leal, da Área de Comunicação Social/Jornalismo. Essa edição dá continuidade ao trabalho anterior, com convidados do exterior, a exemplo de Albert K. Boekhorst, da Universidade de Amsterdam, e conferências amplas, a exemplo da realizada pelo professor Luiz Mott. Outros 138 trabalhos, das mais diversas áreas do conhecimento, foram apresentados em mesas redondas e comunicações (ver http://www.fafich.ufmg.br/~abeh/).

IV Congresso da ABEH – “Retratos do Brasil Homossexual: fronteiras, subjetividades e desejos”, USP (Universidade de São Paulo), em 2008, sob a presidência do Prof. Dr. Horácio Costa, da Área de Literatura Portuguesa. Essa edição foi precedida por um Encontro Hispano-brasileiro de Militantes Homossexuais, no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo. Pesquisadores/as e militantes da Espanha (tais como Beatriz Briones e Juan Vicente Aliaga, e Brasil (João Silvério Trevisan, Cláudia Wonder e Toni Reis), discutiram as trajetórias e conquistas dos movimentos LGBT nos dois países. Na USP, nos demais dias, 181 pesquisadores/as apresentaram os seus trabalhos em dezenas de mesas coordenadas e comunicações.

V Congresso da ABEH – “Desejos, Controles e Identidades” UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), realizado em Natal nos dias 25 e 26 de novembro de 2010, sob a presidência do Prof. Dr. Alípio de Sousa Filho. Primeira edição realizada no Nordeste, contou com mesas redondas amplas e apresentação de 72 trabalhos (ver http://www.cchla.ufrn.br/abeh). As mesas trataram sobre Desejos, Controles e Identidades, com Luiz Melo (Universidade Federal de Goiás) e Alexandre Vale (Universidade Federal do Ceará), Homofobia e Direitos LGBT no Brasil hoje, Miriam Grossi (Universidade Federal de Santa Catarina), Luiz Mott e Leandro Colling (ambos da Universidade Federal da Bahia). Também foi o momento de discutir Os Novos Rumos da ABEH, com Horácio Costa (Universidade de São Paulo – USP), Mario Lugarinho (USP), Berenice Bento (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Emerson Inácio (USP) e Wilton Garcia (Universidade Braz Cubas).

Na VI edição, o nome do congresso, passa a ser VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da ABEH, por decisão da assembleia geral. Realizado na Universidade Federal da Bahia, em Salvador, nos dias 1º, 2 e 3 de agosto de 2012, contou com a apresentação de 430 trabalhos e sete grandes mesas redondas organizadas pela própria ABEH, presidida pelo professor Dr. Leandro Colling. A conferência de abertura foi realizada por Jack Halberstam. Entre os demais palestrantes convidados estavam: Sérgio Carrara (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Mário Lugarinho (Universidade de São Paulo), Maria Filomena Gregori (Universidade de Campinas), Berenice Bento (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Juan Pablo Sutherland (Chile), Guilherme Almeida (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), José Quiroga (EUA), Ana Cristina Santos (Universidade de Coimbra – Portugal), Elisabeth Vasquez (Proyecto Transgenero – Cuerpos Distintos Derechos Iguales – Equador), Rafael de la Dehasa (Universidade de Nova York – Estados Unidos), Luiz Mello de Almeida Neto (Universidade Federal de Goiás).

O VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da ABEH, por deliberação da última assembleia geral realizada em Salvador, recortou o enfoque no tema da educação e suas intersecções com as questões de gênero, sexualidade e políticas públicas. Daí o título específico do congresso: Práticas, pedagogias e políticas públicas. Sua realização coincidiu com os 10 anos de existência do Programa Brasil Sem Homofobia bem como com os 10 anos de criação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC).

A Conferência de Abertura foi proferida pelo Prof. Dr. Daniel Borrillo (Universidade de Paris X Nanterre – França) e a de Encerramento pela Profa. Dr. Guacira Lopes Louro (UFRGS). Também contou com as conferências de Jean Wyllys – Deputado Federal (PSOL/RJ), Cláudio Nascimento – SEASDH/RJ, e da Deputada Federal Maria do Rosário, ex- Ministra. Jaqueline Gomes de Jesus (UNB/UNIPLAN), Hailey Kaas (Ativista transfeminista), Leandro Colling (UFBA), Regina Facchini (UNICAMP), Maria Rita César (UFPR), Anderson Ferrari (UFJF), Mario Pecheny, Anelise Froes (NIGS/UFSC), Bruna Irineu (UFT), Juliana Perucchi (UFJF), Suely Messeder (UNEB), Maria de Lourdes Lose – (APTAFURG/PPGH-FURG), Norma Mogrovejo (Universidad Autónoma de la Ciudad de México/México) e Lula Ramires – (ABGLT).

O evento, coordenado pelo prof. Dr. Fernando Seffner (UFRGS) e o prof. Dr. Marcio Caetano (FURG) trouxe também como novidades seu deslocamento para fora do eixo das capitais, privilegiando a cidade do Rio Grande/RS e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e o tema da educação, como eixo central dos debates. A edição reuniu 930 estudantes, professores/as da educação básica e superior, pesquisadores/as, ativistas dos movimentos sociais e gestores/as de políticas públicas em três dias de evento. Obteve um total de inscrições de 1240.

 .

Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH)

Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH)
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB
NPGS - Núcleo de Políticas de Gênero e Sexualidades.
Avenida da Abolição, Nº 03, Centro
Campus da Liberdade
Redenção/CE - CEP: 62790-000
Contato:(88) 992117376 – luma.andrade@unilab.edu.br